Eficiência Vs Eficácia: O Yin e Yang da Produtividade em Tecnologia

João Roberto da Paixão
3 min readNov 7, 2023

Introdução

Em um setor onde a inovação é medida em ciclos de features e a produtividade é muitas vezes mal interpretada como simplesmente “fazer mais”, é essencial reavaliar o que realmente significa trabalhar bem… Para profissionais de tecnologia, conhecer a real diferença entre eficiência e eficácia pode ser chave para a produtividade.

Desmistificando a Produtividade

Produtividade não é apenas sobre a quantidade de código que você escreve ou o número de bugs que você corrige. É sobre criar valor e impacto. A eficiência pode ser a velocidade e a habilidade com que você navega no seu backlog de tarefas, mas a eficácia é a sua capacidade de identificar e focar nas tarefas que realmente impulsionam o projeto para frente.

Eficiência Vs Eficácia

No mundo atual, “fazer menos” é frequentemente mal interpretado como preguiça. A cultura de “estar ocupado” muitas vezes ofusca a importância de ser produtivo… Fazer menos do que é desnecessário para focar no essencial é uma forma inteligente de produtividade!

Pra entender bem esse conceito, saiba que existe uma diferença muito grande entre eficiência e eficácia 👇

  • Eficiência: é fazer uma tarefa bem e rapidamente, mas isso não significa que a tarefa seja valiosa ou necessária.
  • Eficácia: é realizar ações que nos aproximam dos nossos objetivos verdadeiros.

Eficiência é importante! Mas, ao mesmo tempo, completamente inútil se não for aplicada para as coisas certas… Então, primeiro seja eficaz pra depois ser eficiente!

A primeira regra de qualquer tecnologia utilizada nos negócios é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência — Bill Gates

Por exemplo, uma suíte de testes automatizados que executa centenas de testes unitários e de integração em segundos é a maravilha da eficiência! Mas, se esses testes ignorarem cenários de uso real que os clientes enfrentam — aqueles que têm o maior impacto sobre a experiência do usuário ou a estabilidade do sistema — então, ela falha em ser eficaz pois o software ainda estará sujeito a falhas catastróficas em produção. A eficiência da automação torna-se superficial se não estiver alinhada com os objetivos finais do projeto.

Como harmonizar Eficiência e Eficácia?

Pra quase tudo no mundo da tecnologia, não existe receita de bolo… Mas, segue abaixo algumas dicas de como obter esse equilíbrio:

  • Priorize com Propósito: Use métodos como a Matriz de Eisenhower para separar tarefas urgentes das importantes.
  • Reveja e Refine: Regularmente, revise seu trabalho para garantir que ele esteja alinhado com os objetivos do projeto.
  • Defina Metas SMART: Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. Este método ajuda a estabelecer objetivos claros e alcançáveis. (Doran, G. T. “There’s a S.M.A.R.T. way to write management’s goals and objectives.” )
  • Aplique o Princípio de Pareto (80/20): Concentre-se nas 20% das tarefas que geram 80% dos resultados. (Descubra o Princípio de Pareto)

Conclusão

A verdadeira maestria em tecnologia vem da combinação de eficiência e eficácia. É sobre fazer o trabalho certo da maneira certa. Ao focar em ambos, os profissionais de tecnologia podem entregar produtos que não apenas funcionam bem, mas que também oferecem soluções significativas e inovadoras.

Como você assegura que está sendo eficiente e eficaz em seu trabalho?

Obrigado por ler! Se você gostou do artigo, dê um clap 👏.

--

--

João Roberto da Paixão

Eterno aprendiz que compartilha aquilo que aprende. Apaixonado por tecnologia, desenvolvimento pessoal e investimentos. Pai de família, um cara tranquilo =) !